Determinação no bem

segunda-feira, junho 07, 2010 Posted In , Edit This 0 Comments »
Tudo o que pudermos fazer no bem, não devemos adiar.
O ensinamento profundo é atribuído a Chico Xavier, essa alma singela e grandiosa que purificou os ares do nosso Brasil por 92 anos.
Tivemos mais de 9 décadas para aprender com seus exemplos e, dentre tantas e tantas lições, a determinação no bem precisa ser destacada.
Chico não estava aqui a passeio, não veio aproveitar a vida da maneira vulgar que se aplica esta expressão. Não veio acumular fortuna. Não veio conquistar fama e prestígio.
Quem conhece um pouco mais a fundo sua história perceberá que era uma pessoa especial e que tinha um objetivo muito claro: fazer o bem.
O bem através da psicografia de mais de 400 belíssimas obras, que consolaram e consolam tantas pessoas, revelando formidáveis ensinamentos trazidos pelos Espíritos.
O bem através do trabalho social realizado por ele e sua equipe.
O bem no contato humano, nas palavras de auxílio, no atendimento aos necessitados do corpo e da alma, sempre, sem descanso, sem titubear.
Só é capaz de tudo isso quem tem a determinação no bem, isto é, quem tem o bem como meta, como foco, independente das condições que possua, independente do ambiente onde esteja.
O dicionário define determinação como ato ou efeito de determinar, de demarcar; definição; decisão.
É também o ato de se permanecer firme num objetivo; uma conduta mental de superar a frustração e continuar perseguindo o objetivo traçado.
Ouvimos muitas histórias inspiradoras de determinação na vida. Pessoas que enfrentaram dificuldades gigantescas e, mesmo assim, venceram, conseguiram o que queriam.
Pessoas que eram desacreditadas, ridicularizadas por suas ideias tidas por absurdas e que, depois de muito tempo, foram reconhecidas.
Ou outras, que nunca conseguiram o reconhecimento do mundo mas que alcançaram o objetivo traçado, contribuindo com a sociedade e consigo mesmas, de forma inestimável.
Todos esses eram determinados em suas áreas. Moveram montanhas para conseguirem algo. Focaram suas vidas nisto ou naquilo e foram perseverantes.
A determinação fez com que não tirassem o olhar da meta, fez com que, acontecesse o que fosse, não desistissem.
Agora reflitamos como seria a determinação no bem...
Fazer o bem seria o objetivo. Fazer o bem sempre, em qualquer situação, sob qualquer circunstância.
Quem possui a determinação no bem respira este bem. Preenche a vida de boa vontade e sempre se pergunta: Como posso agir no bem nesta situação?
Seja no lar, no tratamento com as pessoas de nossa família; seja no convívio social; seja na esfera profissional; sempre há oportunidades mil de se fazer o bem.
Não há necessidade de procurar as oportunidades pois elas nos encontram. Elas vêm até nós constantemente.
Quem tem a determinação no bem está sempre disposto a ajudar, sempre disposto a compreender, a tolerar...
Quem está determinado no bem anda desarmado. Não precisa se defender. Sua defesa está nos atos de amor praticados.
Quem tem a determinação no bem carrega consigo sempre a alegria e o sorriso como conduta usual e faz tudo para que não se esvaiam com tanta facilidade de seu semblante.
Recordemos, por fim, uma vez mais, da lição importante de Chico Xavier: Tudo o que pudermos fazer no bem, não devemos adiar.

0 comentários: